quinta-feira, 22 de novembro de 2007
O demónio existe?
Olá a todos os JR!

Ja tenho recebido sms a dizer que o blog está abandonado. Pois bem, eu vou escrever algo que poderá ser útil para vós. Vou-vos contar um pouco da minha vida... Como vocês sabem, eu gosto imenso de tocar guitarra, de cantar, etc... Tudo o que tenha música eu gosto. A música para mim é tudo. Sempre ouvi de tudo, mas apartir dos meus 16 anos comecei a ouvir músicas mais pesadas. Comecei a entrar na onda do heavy metal. Comecei a ouvir Metallica, Iron Maiden, Manowar, Stratovarius, KISS, entre outras bandas com estilos semelhantes. Desde que comecei a ouvir estas bandas, nunca mais parei e a minha vida começou a piorar. Comecei por ter imensas discussões com o meu pai, chateava-me frequentemente com o meu irmão, as notas comecaram a descer, tornei-me numa pessoa rebelde, andava sempre mal disposto, gozava com tudo e com todos, não tinha vontade para nada, o ambiente em casa começou a ficar pesado, etc.
Todos os dias eu ía para a escola com os auscultadores nos ouvidos a ouvir as bandas que mencionei em cima. Houve uma banda que se tornou a banda de eleição, que eram os Iron Maiden. Ouvia muito frequentemente músicas dessa banda, eu adorava imenso o ritmo que a banda fazia. Fiquei fanático pelas músicas deles! Eles tinham uma música que eu ouvia muito frequentemente, chamava-se Dance Of The Death. Eu adorava imenso essa música e ouvia-a muitas vezes. Ouvia essa música tantas vezes que se tornou uma droga para mim. Como voçês sabem, os drogados ficam dependentes da droga. Eu era tal e qual como os drogados, mas em vez da droga era a música. Eu ouvia centenas de vezes a música, Dance Of The Death dos Iron Maiden, por dia. Ouvia, ouvia, voltava a ouvir, e outra vez, outra vez, outra vez........... Ouvia vezes sem conta. Nesse ano eu reprovei no 9º ano. Ja era a segunda vez que reprovava. A primeira vez reprovei por causa das companhias, mas as músicas também ajudaram a tal. Mais uma vez desiludia os meus pais. Inscrevi-me para fazer as provas globais da 2ª fase em setembro. As férias começaram e fui acampar com os meus pais. Levei os livros para estudar para as provas globais mas a vontade não era muita. Dias de calor com a praia em frente ao parque de campismo, a minha vontade nao era muita de estudar. Mas lá fui tentando. Comecei a estudar um pouco por dia mas foi por pouco tempo. Comecei a baldar-me para os livros e continuava a ser uma pessoa rebelde. Comecei por ir para a praia sem os meus pais saberem entre outras coisas. Em finais de Agosto comecei a ficar mais em casa para ver se conseguia estudar alguma coisa. No 1º e 2º dia a vontade era nenhuma. Mas dias depois fui para a mesa estudar e comecei a ler História e comecei a ganhar gosto no estudo. Comecei a dedicar-me à oração, comecei a estudar com vontade, a minha personalidade começou a ser diferente e graças a Deus que a minha vida estava a mudar para melhor. A minha mãe nunca desistiu de rezar por mim pedindo a Deus que olhasse por mim, que me iluminasse porque andava nas trevas. Como esta mudança só começou a ocorrer 15 antes das provas globais, não estudei o suficiente para passar. Não fiquei triste por ter reprovado, porque acreditei que aquele ano, com Jesus Cristo a meu lado, iria ser diferente. Começou o ano e bençãos eram constantemente derramdas sobre mim. Tirava boas notas, comecei por ser uma pessoa alegre, calma, generosa, bom filho. E esse ano foi passado mesmo com tribulações. A minha vida começou a correr melhor desde que comecei a rezar. Eu acreditei no Deus do impossível. Eu acreditei que Deus me iria ajudar nos meus estudos e na minha vida independentemente dos problemas que poderiam vir. Quanto mais rezava mais feliz eu era, mais fé eu tinha, mais força tinha para permanecer firme contra os problemas que surgiam. O que quero dizer com este meu testemunho é que o demónio existe e, infelizmente, está cada vez mais presente na nossa vida. O objectivo do demónio e levar o Homem à morte eterna. Mas acima de tudo isto quero-vos dizer que a arma poderosa para permanecer-mos firmes contra os ataques do maligno, é a Cruz de Cristo!S. Paulo diz-nos na carta aos Efésios, capítulo 6, versículo 10-17: "Quanto ao mais, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder. Vesti a armadura de Deus para poderdes resistir às manobras do diabo. A nossa luta, de facto, não é contra homens de carne e osso, mas contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos do mal, que habitam as regiões celestes. Por isso vesti a armadura de Deus para que, no dia mau, possais resistir e permanecer firmes, superando todas as provas. Ficai, portanto, bem firmes: cingidos com o cinturão da verdade, vestidos com a couraça da justiça, os pés calçados com o zelo para propagar o evangelho da paz; tende sempre na mão o escudo da fé, e assim podereis apagar as flechas inflamadas do Maligno. Ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus." Eu cai na armadilha que o demónio me pôs. As músicas que ouvia falavam de morte, de demónios, de guerra! Na altura não ligava às letras da música e ao conteúdo da sua mensagem. Foi dificil libertar-me do demónio pois o demónio é como os traficantes de droga. Eu se deixar de comprar droga a um traficante ele persegue-me. Pois com o demónio a situação assemelha-se! Eu queria deixar de ouvir as músicas e ele tentava-me a ouvi-las novamente. Mas as orações que me fizeram e que eu fazia, surtiram efeito. A minha vida começou a melhorar. S. Pedro diz-nos na 1ª carta, capitulo 5, versículo 8: "Sede sóbrios e vigiai! Pois o diabo, vosso inimigo, anda ao redor de vós como um leão que ruge , procurando a quem devorar." Cuidado pessoal! O demónio faz de tudo para nos levar à morte. Jesus morreu para nos libertar da morte. Não é da morte física porque todos nós temos de morrer, é a lei da vida, mas da morte espiritual. No Pai-Nosso está escrito claramente: "...não nos deixeis caír em tentação, mas livrai-nos do mal. Amén" Mais uma vez digo-vos: Cuidado! Cuidado com as roupas que vocês vestem, com as músicas que ouvem, com os livros que leêm, com os filmes, com as novelas! O demónio mete-se em tudo quanto é sitio. Existe a marca Hang Loose onde o logotipo é demoníaco; o último livro do Harry Potter que está nas bancas . Harry Potter e os talismãs da morte; as músicas com mensagens de morte, desregramento sexual, drogas, etc; filmes com influências satânicas; as novelas que nao traz nada de bom (pelo contrário). Estes são pequenos exemplos daquilo que anda no mundo com influência do demónio, que não podemos aceitar. Por amor de Deus, vocês tenham cuidado.
Espero que o meu testemunho tenha sido útil. Se calhar vou ser gozado por uns e talvez compreendido por outros. Como cristão que sou, tenho a missão de advertir outros cristãos para os perigos existentes. Se vocês acham que sou maluco devido à maneira como falo do demónio, então vocês vejam com os próprios olhos o que está escrito no Catecismo da Igreja Católica. Que mais posso dizer? Não sou padre nem coisa que se pareça. Sou um leigo como qualquer um de vós que vai caminhando.

O demónio existe? Ou será uma metáfora bíblica? Vejam o mundo que vos rodeia e tirem as vossas próprias conclusões... Se o demónio não existe então porque existem padres exorcistas?


Deus vos abençoe

Ricardo
 
por Ricardo (cigano) a 22.11.07 | Permalink |


19 Comments:


  • At novembro 23, 2007, Blogger André

    gostei da partilha e queria deixar aqui um comentario!
    com este texto fizeste-m lembrar uns acontecimentos ha 2 anos atras! Eu penso que nao existe demonio nenhum! o demonio somos cada um de nos que o fazemos com os nossos problemas! todos os nossos pensamentos podem ser "demonios" tipo se forem pensamentos que nao nos levam a lado nenhum, que nos param, nao nos deixam evoluir! nao ha demonios! ha ideias e pensamentos, ate actos menos bons!... um abraço!

     
  • At novembro 23, 2007, Anonymous Anónimo

    Para mim o demónio não existe!
    Existe o mal, que não é mais as nossas atitudes de ausência de amor... de magoar os outros... de ferir quem nos rodeia…
    Roupa? Musicas? Livros? Novelas? Não consigo perceber... para mim é um pouco ridícula a ideia de lutar contra algo... rezar contra algo... caminho à procura do Amor... não contra nada nem ninguém... muito menos um ser inexistente...
    O blog é o nosso rosto... o meu rosto em comunhão com aqueles que me têm acompanhado no meu caminho… e sinceramente estou um pouco em estado choque com o que acabei de ler… não é esta a imagem do grupo a que pertenço… dou voltas e mais voltas na minha cabeça e não consigo perceber… como se pode crer em algo assim???????????

    Vou partilhar convosco este parágrafo que eu gosto imenso… porque o Amor é a única coisa que para mim faz sentido acreditar… quanto ao resto… não valorizo….

    “Quando se ama alguém tem-se sempre tempo para essa pessoa. E se ela não vem ter connosco, nós esperamos. O verbo esperar torna-se tão imperativo como o verbo respirar. A vida transforma-se numa estação de comboios e o vento anuncia-nos a chegada antes o alcance do olhar. O amor na espera ensina-nos a ver o futuro, a desejá-lo, a organizar tudo para que ele seja possível. É mais fácil esperar do que desistir. É mais fácil desejar do que esquecer. É mais fácil sonhar do que perder. E para quem vive a sonhar, é muito mais fácil viver.”

     
  • At novembro 23, 2007, Blogger Maria

    Olá Ricardo e olá meu pessoal=)
    Confesso que ainda estou meia parva com esta partilha! Longe de mim gozar ou coisa do género..mas sinceramente quando a li pensei na minha perspectiva de ver as coisas antes de conhecer uma realidade redentorista que me mostrou um Deus Amor, Compassivo, Calmo e em Paz. Único caminho possível para eu atingir o meu projecto de felicidade! Quando li pensei que essa era a minha perspectiva de ver as coisas antes de conhecer e essencialmente experimentar Deus Amor!
    Não sei o que te leva a pensar que neste momento à algum tipo de força capaz de controlar as tuas vontades e necessidades musicais, as tuas vivências diárias, o teu Ser Humano. Permite-me discordar e refutar! Eu sou livre e amo a minha liberdade! Não há nada que controle as minhas opções que não seja eu e só eu! E se o meu caminho é na ausência de Amor, que eu nada considero ter a ver com musicas ou roupas ou livros ou novelas( que não ensinam nada mas que eu gosto de ver!)entao eu estou, sim, com atitudes puramente pensadas que me afastam dos outros e que os magoam. Desta forma eu estou num caminho que por não ser bom é mau!Que por não me libertar, mas pelo contrário, me fechar em mim própria é mau! Agora diabos??Forças do mal???Exorcismos???Eu recuso-me a isso!
    Falavas que desde que começaste a rezar as coisas tinham mudado em termos escolares, pois tb aí não sou da mesma opinião. Embora me desse um jeito um Deus capaz de me fazer estudar, ou até de me inspirar em momentos de avaliação isso não acontece, como é logico, porque Deus é Amor e não Bioquímico:p... E neste momento em que ando desesperada porque as coisas aqui pela universidade não correm bem eu sei que o máximo que Ele me pode fazer(e o máximo é tudo!)é viver todos estes momentos com os olhos postos no Amor. E se eu sou licenciada e se neste momento continuo a minha formação tenho a certeza que Deus não e mais feliz por isso...até porque nem eu sou! A vida é feita de relações de amor, amizade, familiares...essas sim capazes de nos fazer felizes!
    Peço desculpa por este testamento! E não estou para atacar ninguém! Tu deste a tua perspectiva e eu dou a minha.
    A maior e mais bela descoberta que eu fiz na minha vida é que Sou Livre e se quiser posso ser completamente inspirada pelo Amor pleno e profundo de Deus. E desde que o descobri sou muito mais feliz=) E trabalho todos os dias para o meu projecto de felicidade..unicamente...Ser Feliz!

     
  • At novembro 23, 2007, Blogger verinha:)

    É sempre bom podermos partilhar e repartilhar o nosso rosto, no nosso blog!! O blog do GJ Cristão, o das “camisolas azuis”, como já disseram... só ainda não percebi porque começas o teu texto com “Olá a todos os JRs!” ??!
    Mas adiante, o blog realmente anda um pouco ‘parado’... mas confesso que este post, ‘abananou-me’ um bocado!!
    Sabes, é que ainda na semana passada, abordamos esse ‘tema’ no grupo... pena não teres estado presente! Assim terias ouvido, a beleza que este ‘tema’ acarreta consigo... e por muito que eu tente partilhar... não há palavras que cheguem!!
    Contudo vou tentar partilhar, aquilo que me tentaram fazer sentir ... nós enquanto projecto em construção, que somos e vamos tentando refazermo-nos e reconstruindo-nos...

    Foi algo assim (mais ou menos):
    Imaginem que somos uma ilha, cada um é uma ilha... e ao longo da vida vamos construindo pontes... pontes que nos ligam às outras ilhas!! E essas pontes, são as construções relacionais, os laços que vamos construindo uns com os outros!! Agora imaginem que durante esta construção, vão ‘cortando’ esses laços, vão derrubando essas pontes... A ilha vai ficando isolada em si... não cresce... não se constrói!! Os medos crescem, as inseguranças aumentam... de tal modo que aprisiona-se em si mesmo!!

    ...e na nossa vida isto acontece!!
    É claro que eu acredito que o “diabo” existe... mas não lhe chamo “diabo”!! Para mim “diabo” é sinónimo de divisões pessoais, medos que nos aprisionam... que nos corrói e destrói por dentro... de tal modo, que o próprio ser humano não consiga ‘voar’... Ser Livre!! Resultado disso... pessoas frustradas, tristes, depressivas, sem Esperança no futuro!! E que por vezes ‘caiem’ em caminhos obscuros... pelo menos é o que eu penso!! E que para mim faz todo o sentido...

    “Amamos na medida em que fomos amados!!”

    Por isso quando dizes “tenham cuidado”... eu digo-te, não é preciso!!
    Pois quem caminha no Amor, caminha confiante, firme... pois sabe o caminho a seguir!! E temos sempre o nosso Bom Deus que nos vai dando ‘colo’ a encorajar-nos sempre... um voo mais alto... para podermos voar!! E Voar!! Em direcção ao melhor de nós...

    Contudo fico contente, por teres conseguido arranjar força de vontade para superar esse ‘episodio’ da tua vida!! Quanto ao resto... ás roupas, músicas, padres exorcistas??!! ...??!! muumm.. :/ Não me dizem nada... e até me soa a moralismos!!

    Mas se de algum modo isso te deixa Feliz!!?

    ...é a isso que somos chamados... a Sermos Felizes!!

     
  • At novembro 23, 2007, Blogger Ricardo Ascensão

    Olá Ricardo!

    Ao ler este teu texto... fiquei surpreendido!
    Depois de o ler, inevitavelmente fiz uma viagem por séculos e séculos de história e histórias dos Homens... e vi como realmente é fácil personificar ou dar-lhe forma (fisica ou espiritual)...

    Antes de mais gostava de lembrar uma coisa muito simples que se pode ver com uma simples consulta a um dicionário de português:
    - Quando queremos aproximar as pessoas de uma realidade queremos transmitir usamos os símbolos (do latim symbòlu), certo?
    Se eu te quero dizer que vi uma luz muito forte, e te quiser mostrar o quanto essa luz era forte, posso dizer-te que era "tão forte como o sol em dia de céu limpo"... assim tu vais ficar com uma ideia mais próxima da realidade que eu te quero transmitir, não é?
    - Como antónimo (contrário) desta palavra de origem latina, temos a palavra diabòlu (em português diabo) que significa precisamente o contrário de símbolo, ou seja é tudo aquilo que nos afasta da realidade que queremos transmitir...

    Então nessa minha viagem... pelo teu testemunho e pela história da humanidade, eu percebi como é tão mais fácil "apessoar" estes diabòlus... dar-lhes o poder de nos controlar, do que trabalharmos a nossa própria maturidade de homens livres...

    Ricardo, se tu achas que as drogas, roupas, musicas, livros, novelas PODEM ser diabòlus (que nos afastam da realidade do Amor) eu CONCORDO CONTIGO!
    Agora não podemos é torna-los demónios (entenda-se os tais diabòlus "apessoados") capazes de tudo em nós...

    A verdade é que, muitas vezes, quando nos aproximamos de uma criança que fez uma asneira, ainda nem abrimos a boca e ela já está a apontar para outra criança e a dizer: "-Não fui eu!! Foi ela!!"
    (escolhi uma criança porque no mundo dos adultos, entre tantos exemplos, nem saberia qual escolher)

    Ora aqui está a maneira fácil de nos demitirmos das nossas responsabilidades de maneira imatura...
    "-Não fui eu que estraguei a boneca!! Foi o Joaõzinho!!"
    "-Não fui eu que me esqueci de me construir como pessoa!! Foi o Demónio que me desconstruiu!!"

    Porque somos Homens livres, dom do Amor que É o nosso deus, somos os únicos responsáveis pelas nossas opções e atitudes! E somos, pois, os principais prejudicados ou beneficiados das suas consequências!

    Abraço, Ricardo!

     
  • At novembro 23, 2007, Blogger Rui Santiago cssr

    Oh Ricardito, dás-me pena, companheiro... Tiveste tantas possibilidades... Tiveste oportunidades de excepção... Talvez nem tu próprio te tenhas dado conta disso...

    Eu lembro-me, Ricardo... Lembro-me bem dessa fase de que tu falas em que andavas tão triste e deprimido... Lembras-te também?! Lembras-te que nessa altura vieste pedir-me ajuda? Eu lembro-me, amigo...

    E lembro-me tão bem de te dizer qual era o problema... Qual diabo qual quê?! Lembro-me muito bem de te dizer o que era... Ela aparece aqui no teu testemunho, totalmente desfocada da realidade, oh Ricardo... Totalmente! Nem te dás conta...

    Sabes uma coisa? Conheço muitíssimo bem esses caminhos ínvios em que às vezes o Renovamento Carismático se mete... Conheço bem esses caminhos e as pessoas que os vão mantendo, essas mesmas que rezaram por ti e certamente te impuseram as maos muitas vezes... Conheço isso tudo. E dá-me pena, muita mesma, que te tenham impedido de seres livre, por enquanto, e de seres feliz, no futuro. Que pena...

    Podes dizer a essa gente toda, em meu nome, que estou muito triste com eles! Olha, há gente muito boa, muito mesmo, no Renovamento Carismático. Mas há umas facções por aí de gente, até com boa vontade, mas que pensa que é "Fé" aquilo que vive, e nao é mais do que superstiçaão, alimentada por uma vergonhosa ignorância dos fundamentos da Fé e da linguagem da Escritura... Confundem as manifestaçoes aparatosas das nossas proprias catarses com experiências espirituais... Chamam "Espírito Santo" à sua própria imaginaçao e necessidade de atençao e domínio sobre a consciência dos outros... Oh Ricardo...

    Procura mais o rosto de Jesus!!! Já reparaste que ele nao aparece nem por um momento no teu post?! Aquele dos evangelhos... Aquele mesmo que caminhou na Palestina, que se encontrou com as pessoas, que de facto as curou e libertou de demónios opressores como esses que tens dentro da tua mente e te estao a fechar tanto ao Evangelho da Liberdade, da Vida, da Alegria e da Responsabilidade!

    Sim, companheiro... O que dizes da oraçao e dos estudos, blá-blá-blá, é de um paganismo extremo!!! Desculpa falar-te assim, mas de facto já nao consigo ter muita paciência para este tipo de insultos ao meu DEUS!!! Olha, alguma dessa gente que diabolizou estes teus ultimos tempos, já disse muito mal de mim. Sei que tu sabes, companheiro, porque também embarcaste nessa onda... E eu nunca disse nada, pois nao?! NUNCA! Sempre calado... Mas nao em relaçao ao meu Deus... ah, isso NÃO!!!

    O que escreves neste post é um insulto à Nova Aliança! Mas quero-te muito bem... porque sei que és vítima disto, nao culpado. Oh Ricardo, não só acompanhei isto tudo nos ultimos anitos, melhor do que talvez penses, como tambem este post é evidente de que és vítima, nao culpado do que dizes.

    Nao vou estar a explicar nada em relaçao ao que significa a linguagem do Diabo em toda a Escritura... Nao vou explicar o significado biblico das curas e libertaçoes que Jesus operava... Nao vou sequer explicar o que significam as citaçoes paulinas que tu usaste, na boa linha dos fanáticos da Canção Nova, deturpando-as totalmente por ignorância biblica! Para quê?! isto não vai lá por explicações...

    Rezo por ti, pode ser?! A ver se a minha oraçao pode possibilitar-te uma mediaçao qualquer que te faça experimentar a Liberdade a que Jesus nos convida. Rezo por ti para ver se equilibro um bocadinho em relaçao à oraçao que a tua Mãe faz por ti, porque te tem feito MUITO mal. Pelo menos nos ultimos 4anos sou eu testemunha disso! Desculpa a crueza com que to digo, mas às vezes não há mesmo maneiras meigas de dizer as coisas importantes. E, acredita em mim, estou a ser incrivelmente moderado. Até eu estou admirado comigo!!!

    É melhor parar por aqui... Uma virtude tiveste, amigo: fizeste mexer o blog. No fundo, no fundo, ainda espero que amanhã escrevas um post a dizer que isto foi tudo uma brincadeira, uma maneira de mobilizar as pessoas a vir cá, mas que tu és Livre no Coraçao e na Mente, e tudo foi apenas uma "espevitadela" ao pessoal.

    Sei que nao aconteceraá, porque acreditas mesmo nisto... Sei que sim, porque fartei-me de ouvir um discurso igualzinho a umas quantas pessoas que se deixaram ir por esses caminhos turvos da crendice.

    E, olha, nao digas com tanta convicção "sou cristão", porque no fim de um post destes isso até fica mal. O que é que Cristo tem a ver com isto?!

    O Baptismo no Espírito liberta-nos de todas essas tretas demoníacas, coisa de pagãos!

    Olha. vale-nos a certeza de que Deus é BOM para todos e maior que tudo isto... e tenho a certeza que o Pai, o Filho e o Espírito Santo dao umas gargalhadas valentes com estas coisas que os nossos medos inventam, as nossas ignorâncias explicam e as nossas faltas de experiência espiritual confirmam!

    O que nos vale é mesmo Deus ser DEUS!!!

    Peço a PAZ e a LIBERDADE para ti, e o PERDÃO de DEUS para aqueles que te puseram assim.

     
  • At novembro 24, 2007, Blogger David

    Ricardo:

    Quando li o teu texto fiquei... puff..sem palavras!

    Com certeza te lembras onde nos conhecemos... A tua alegria por tudo aquilo... Fez-me crescer, amigo!

    Mas tu começaste a "perder o brilho", como já ouvi...e concordo, nem pareces tu, desde que começaste a culpar o "Diabo" pelas agruras da vida, por aquilo que se calhar não é justo, mas que é a nossa Caminhada! E temos de aceitar as consequencias das nossas opções, e não torna-las "culpa" de um ser com corninhos que se esconde atras da nossa orelha e diz "Faz, Faz, que é fixe!" enquanto o anjinho está do outro lado a dizer "não faças, não faças..." !

    Ricardo, tu és Mais do que isso ! Tu tens-te tornado diferente, estás INFELIZ à conta dessas pseudo-doutrinas que te têm impingido!

    As citações não são mais que desculpas para fazer Deus à semelhança dessas pessoas que as interpretam! Tu conheces, meu, alguns dos fundamentos da linguagem da bíblia, aprendeste-os no mesmo sítio que eu! E não te podes deixar levar pelo que, verdadeira e descaradamente é um insulto a Jesus, à Lei do Amor que ele semeou em tantos corações e que ainda hoje queremos evangelizar! Esses cultos são teatros, e no teu texto, não havia nada de Jesus...

    Se muitas das coisas nos podem afastar da realidade? SIM! Por isso somos Livres, mas isso não se resolve com medo do Diabo, mas com o anúncio da Vida Nova (Opções Novas!)

    Não vou explicar (não vale a pena, acho que já está claro nos outros comentários) todas as passagens, todas as Mentiras que evocas das Escrituras, só vou dizer que por muito que (às vezes) certas coisas nos possam afastar da realidade, como as novelas, isso é o trabalho de alguém que tu nem sabes se é honesto, e que tem a vocação para apresentar realidades, romances, que pode nem pretender enganar ninguém! Mas claro, quando queremos desculpas para o "Mal", temos sempre um "Diabo" para culpar, não é? Essas pessoas que pensam assim pensam que têm o Mundo virado contra elas, porque o vêm de uma perspectiva completamente negativista de um Mundo perdido, e só elas estão certas, porque o resto está possuido pelo diabo!!

    Ricardo, coisas como o símbulo da Hang Loose (que numa outra cultura quer dizer algo BEM diferente do que quem te impingiu essas cenas na cabeça pensa), os livros do Harry Potter (J.K.Rowling diz expressamente desde o primeiro livro que o AMOR VENCE SEMRPE - aliás, é o maior fundamento da saga, e esta presente em todos os livros), são DESCULPAS para opções erradas que não deixam, no entanto, de ser opções, porque SOMOS LIVRES!

    Pah, sabes que te curto muito, sabes que sim... e continuo a querer muito que voltes ao Ricardo, aquele Livre, Feliz...ao jeito do DEUS DO AMOR, como o eras quando ter conheci..por que já foste muito mais livre do que o que és hoje. Um abraço !

     
  • At novembro 24, 2007, Blogger Rui Vasconcelos

    Olá, se me permitem partilho também um pouco... Gostei muito da da explicação do Ricardo Ascensão, e a Verinha compreendeu muito bem a lógica das nossas relações e da nossa construção pessoal.
    É pena que ainda encontremos experiencias de opressão, pessoas carregadas com pesos, muitas vezes religiosos, que lhe provocam mais esforço e cansaço de viver.
    O nosso Deus, tal como o encontramos revelado em Jesus, quer o Homem a viver e a caminhar de pé. No Novo Testamento, a imagem bíblica para falar dos Ressuscitados são homens de pé!
    Que o Espírito Santo livre e libertador inspire os nossos corações a descobrir o rosto bonito da vida e da Criação, Criação da qual diz "que é muito bom", e nos dê força para assumir a seriedade e verdade de viver. Se tivermos consciente a Missão que é viver e amar, encontramos desafios e provocações bonitos de assumir com as mangas arregaçadas, sem necessidade de outros "inimigos" que nos preocupamos em arranjar!
    um grande abraço

     
  • At novembro 25, 2007, Anonymous Anónimo

    Não atiro pedrinhas, não critico.. nada. Não me sinto c/ direito ou posição p/ o fazer (mas não por não me sentir LIVRE).
    Li o texto, li os comentários (e ouvi outros).. Acho q se tivermos algum discernimento, podemos ganhar muito, ainda que com vivências e realidades muito diferentes das q temos. Se não for por mais, e falo por mim, porque não gosto de falar do que não sei, e tenho curiosidade suficiente p/ procurar saber mais sobre muita coisa.
    Uma das frases a que provavelmente mais dei valor, foi-me dita por alguém que independentemente de tudo, admiro em muito. «Com um bom amigo, não me importo de ir ao "inferno"» (algo assim). E 'inferno' não é de todo um lugar! Não é um um sítio de 'demónios' (q não acredito que existam). A ideia era, basicamente, que temos capacidade de fazer escolhas (LIBERDADE), e podemos optar por coisas q não acham correctas, boas. E até podem não o ser, mas maioritariamente (ok, existem algumas coisas q não controlamos - mas acredito q não é por existirem 'demónios') podemos deixar-nos na nossa preguiça, e procurar culpas em vez de mudar, ou 'fazer-nos gente'. (Conseguiram explicar-me q tentar encontrar culpas costuma perda de tempo!!) E já me repetiram muitas vezes q 'mudar custa'. Se eu escolho a via q não me dá trabalho, q não custa pq já não tenho de fazer nada, q não tento mudar (acredito q não é ela q me muda a mim! - também já me tinham dito q nós temos capacidade de controlar a forma como nos deixamos afectar pelas coisas), por que raio vou procurar outros motivos? Consolam-me, está bem. Mas não me enriquecem. Eu c/ as cabeçadas lá aprendo, afinal, não é a parede q vem ao meu encontro.. ;)


    Tenho sempre medo de comentar e dizer algo estúpido, que não venha a propósito. Talvez o tenha feito. Mas, hoje quis dizer 'isto'. E como não me importo de admitir erros e aprender, se tiver dito alguma coisa muito má, espero q me dêem um tempinho vosso, p/ me enriquecer um bocadito (Egocêntrica, agora!?). :)


    (Não tenho de todo conhecimento, experiência.. que me permitam fazer outros comentários - como alguns que gostei francamente de ler - s/ o sentimento de pretensiosismo. Ainda bem que hoje vim aqui, já me fizeram procurar e ganhar mais qualquer coisinha.)



    Boa noite. * Patrícia S.

     
  • At novembro 25, 2007, Anonymous Anónimo

    Agora ao reler o comentário percebi q não expliquei a tal frase (ou não como queria, até porque ñ a escrevi bem). «POR um bom amigo, não me importo de ir ao "inferno"». Posso fazer escolhas 'erradas' - segundo alguns - e não deixar q isso me afecte. Saio desse 'inferno', porque me dou ao trabalho de MUDAR. O amigo, aparece na frase pq pode ser por ele q precisamos de nos aproximar de longe (não me estou a contradizer.. podemos aproximar-nos de realidades c/ alheamento suficiente p/ não cairmos no erro de lhe atribuir culpas p/ preguiça nossa de mudar) de situações, p/ os não os deixar no erro de desistir da liverdade deles. Algo assim. :) * Pat. S.

     
  • At novembro 25, 2007, Blogger Ricardo (cigano)

    Olá a todos :)

    Agradeço os vossos comentários. Mas é como vos digo, eu não sou padre para que vocês possam acreditar. Eu não se como explicar a existência do demónio. Decidi usar o meu testemunho e citações bíblicas para demonstrar a sua existência. Quando a minha vida mudou negativamente foi antes de conhecer a Canção Nova, antes de conhecer o Renovamento Carismático, o JR e de conhecer o Pe. Rui. Jesus não foi tentado no deserto? Ou vão-me dizer que as tentações foram outra coisa que não tenha nada a ver com o demónio? Porque morreu Jesus? 1Jo 3,8 - "Quem comete pecado pertence ao diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio. Foi para isto que o filho de Deus Se manifestou: para destruir as obras do diabo". Vocês conhecem o filme "exorcismo de Emily"? Foi um caso real. E o S.Padre Pio? E S.Bento que é padroeiro dos exorcistas? Acham que eles sofriam de algum problema mental ou foram mesmo tentados pelo demónio? Dou-vos um conselho: existe o Catecismo da Igreja Católica que explica qualquer tema referente ao que está na Biblia. No Catecismo da Igreja Católica está tudo explicado tim-tim por tim-tim. Comprem-no ou pesquisem na net. De uma coisa eu sei: eu com Cristo consigo derrubar montanhas, sejam elas de que tamanho forem!

    Abraços e beijos em Cristo

     
  • At novembro 26, 2007, Blogger Ana Silva

    Olá! Eu não sou do vosso grupo mas vim cá parar e não podia deixar de felicitar-te, Ricardo, pela tua coragem e de dizer-te que a Igreja Católica precisa de jovens como tu, sem medo de dizer as verdades, doam elas a quem doerem!

    A Igreja, devido à multiplicidade dos dons que lhe são concedidos, é composta por vários movimentos e várias comunidades que surgem, muitas vezes, em função das necessidades e particularidades de cada tempo. A vantagem desta variedade de movimentos é que podemos sempre encontar um lugar que se adeque mais à nossa personalidade para crescermos na fé, sempre em comunidade, como disse o próprio Jesus. O importante é que estejamos perto do Bom Pastor e que percorramos o caminho da Santidade, independentemente do movimento católico que escolhamos! Agora, se somos a mesma Igreja, não é nada bonito chamarmos ignorantes aos outros só porque não achamos muita graça ao movimento em que estão inseridos! A partir do momento em que esse movimento ou comunidade é reconhecida pelo Papa, quem somos nós para dizer que esse movimento não é válido e que não é de Jesus? É bom que a cada dia rezemos pela conversão uns dos outros, já que nunca está completa, mas não é bom que rezemos para que fujamos do nosso caminho de santidade... Cada um tem o seu, respeitemos isso, ok?

    "Para mim o demónio não existe..." " Eu penso que não existe demónio nenhum"... "Eu acho que o diabo não comanda nada, somos nós mesmos..." OOHHH PESSOAL... deixem-se de ser ingénuos... Quanto às Verdades da nossa fé nós não temos de achar nem deixar de achar... Não pode haver o para mim ou para ti... as verdades da nossa fé estão bem explícitas nas Sagradas Escrituras... Não façamos da Igreja um supermercado onde só vamos buscar aquilo que queremos ou aquilo que nos convém... A Bíblia é explícita quanto à existência do Demónio. Mas é óbvio que somos livres e que Deus respeita profundamente essa liberdade! Uma coisa não invalida a outra!!! Não foi o demónio que me drogou, fui eu que me droguei, mas acreditem que o Diabo influenciou. Assim como as músicas, as novelas, etc, podem passar valores, elas também passam contra-valores e tornam muitos pecados como uma coisa natural. Por exemplo, os casais nas novelas casam, descasam, têm amantes, vão a encontros de swing... o demónio serve-se, assim, das novelas para mostrar às pessoas que é normal, que não faz mal... e depois o pacado torna-se tão banal, que já não é pecado, pelo contrário até é uma coisa boa... se todos fazem...
    Mas como é óbvio eu sou livre de me deixar influenciar ou não... Só que, como dizia o Ricardo, se eu não me revestir da armadura que Jesus me oferece, eu vou cair... porque... "todos os meus amigos já fizeram... e é tão bom... e o meu Deus é Amor, Ele entende... e depois não é justo, toda a gente tem relações antes do casamento... isso da virgindade não é nada actual... o meu corpo é templo de espírito santo? Espírito Santo??? Se Deus fez com que tivessemos prazer no acto sexual porque nos proibiria de o fazer antes de casar"... Bom, isto são frases que ouço muitas vezes e acreditem que não são de Deus... Quem faz as asneiras sou, eu decido, eu escolho todos os dias se faço o bem ou o mal, mas acreditem que o Diabo faz o que pode para nos levar a escolher o mal.

    A primeira grande vitória do Diabo em nós é quando dizemos " Para mim o Diabo não existe."

    Rezo por todos nós, jovens, que ouvimos tantas verdades que temos dificuldade em entender qual é a Única e Grande Verdade! Peço ao Senhor que nos ajude a estudarmos cada vez mais a Sua Sagrada Escritura para cada vez melhor sabermos dar testemunho do Seu grande Amor pelos homens! Que o Senhor nos abençoe e guarde!

    Bjs a todos

     
  • At novembro 27, 2007, Blogger Unknown

    Olá a todos,

    Tal como a Ana, não pertenço ao vosso grupo, pelo menos fisicamente mas, como vosso irmão e, tal como vós, membro do Corpo de Cristo sinto-me elemento da vossa família.
    O meu nome é Henrique e sou baixista da banda Católica Terceira Margem.
    Tocou-me muito o testemunho do Ricardo e identifiquei-me com ele porque também ouvi muito Iron Maiden e vivi a experiência de músicas como Iron Maiden e The Number of the Beast, assim como a música Highway to Hell dos AC/DC. No princípio achava que não havia mal, mas um dia decidi traduzir as letras e tomei consciência das coisas que andava a cantar sem intenção, tipo o inferno para sempre e o demónio é que vai vencer.
    Vários estudos científicos revelam a influência da música nas emoções e até existe uma forma de psicoterapia chamada musicoterapia. Aliás, não é por acaso que, nos supermercados e centros comerciais escutamos uma música calma e descontraída... Todos já experimentámos o efeito da música nas nossas vidas e como é capaz de nos acalmar ou agitar.
    Quanto ao tema da existência do Demónio, Diabo ou Satanás, mais do que dizer a minha opinião, cito o que a Igreja Católica, no Catecismo, afirma: "O Diabo é pecador desde o princípio, pai da mentira. Satanás é uma simples criatura, poderosa pelo facto de ser puro espírito, mas de qualquer modo criatura... Embora Satanás exerça no mundo a sua acção, por ódio contra Deus e o Seu reinado em Jesus Cristo, e embora a sua acção cause graves prejuízos - de natureza espiritual e indirectamente, também, de natureza física - a cada homem e à sociedade, essa acção é permitida pela Divina Providência, que com força e suavidade dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da actividade diabólica é um grande mistério. Mas "nós sabemos que Deus concorre em tudo para o para o bem daqueles que O amam" Rm 8,28". (Catecismo da Igreja Católica, nº 395)
    Para lá deste nº, há outros em que este tema é abordado. Sugiro que falem com o vosso padre ou responsável do grupo e dediquem algum tempo a procurarem conhecer e aprofundar o que a Igreja, na sua sabedoria nos ensina sobre este tema.
    Quanto ao resto, "amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus" (1Jo 4,7).
    Entristece-me ouvir católicos falarem, melhor, escreverem de outros católicos da forma como aqui li, pois é pela caridade que nos mudamos e mudamos o mundo, não com o insulto infundado que não promove a união. Sejamos nós do Renovamento, do Shalom, do Comunhão e Libertação do Opus Dei ou de qualquer outro movimento, o importante é seguirmos Jesus, que é o caminho a verdade e a vida. (Jo14,6)
    Para o Ricardo (Cigano) parabéns pela força e rezo para que ponhas o teu talento musical a render. Deus e o mundo precisam de músicos católicos que se dediquem à missão.
    Estamos juntos na oração.
    Já agora, visitem www.terceiramargem.pt

     
  • At novembro 27, 2007, Anonymous Anónimo

    Bem, um bocadinho atrasada e embora já tenha tido oportunidade de falar contigo pessoalmente sobre este tema, penso que não podia deixar de comentar... !

    O texto é, sem dúvida, perturbador ! As tuas palavras incomodaram-me... não só pelas afirmações que lá estão explícitas, mas principalmente, por seres tu a fazê-las !

    Acho que já explicaram muito bem aquilo que devemos entender como "o diabo" ! Agora, a "criaturazinha toda vestida de vermelho, com corninhos e mais nao sei o quê" ?! Por favor ... isso não faz qualquer sentido ! ...
    E como já te disse, tu mudaste, e não foi para melhor...! Perdeste a alegria, andas com um ar carrancudo, fechado... ! Sim, perdeste o brilho, como não me canso de dizer ... :/

    Dizes que nao podemos ignorar o mal... É verdade.. mas não é esse mal que tu tanto falas, e culpas pelas opções que tu tomaste !

    E sabes, estou certa de que, se tivesses dado ao teu coração a oportunidade de conhecer o Deus que nos têm mostrado, o Deus que é Amor, que viveu e morreu unicamente por nós, não terias tido vontade de experimentar outros caminhos que, a meu ver, não têm razão de ser!
    Mas (como alguém disse), ainda que tivesses experimentado outros caminhos, se realmente já conhecesses "O" caminho, verias que esses "quelhos" e "becos", nunca te levariam a lado nenhum!


    Para finalizar... esta frase chamou-me à atençao ...

    "A primeira grande vitória do Diabo em nós é quando dizemos " Para mim o Diabo não existe." " ...

    Vou ter que ser do contra, mais uma vez... e dizer que, "O diabo não existe!" é uma grande certeza para quem já conhece o Amor de Deus !! :)


    Beijinho *

     
  • At novembro 27, 2007, Anonymous Anónimo

    Caro Ricardo, digamos que foi por acaso que aqui vim parar e quero deixar-te uma palavra. Se por acaso é verdade aquilo que a Lipa diz de ti, que "perdeste a alegria e o brilho" consola-te pensando em alguns santos que por aí passaram (ex:D. Domingos que chorava "o Amor não é amado"). Faz parte do bom crescer, precisamente, o deixar um olhar lírico sobre a vida e sobre o mundo. Isto à partida é hard, preferiamos até voltar atrás e por isso em todas as épocas surgem os tipo "pace and love" que só duram alguns tempos...
    Coragem Ricardo, estás trilhar caminho de santidade talvez mesmo para alguns dos que hoje, mesmo sendo amigos teus, não te conseguem acompanhar nesta etapa.
    Um abraço em Cristo
    ir.mj
    PS: Em termos doutrinais e teológicos muito ficou dito e bem em comentários anteriores, pela Ana e Henrique, nomeadamente.

     
  • At novembro 27, 2007, Blogger verinha:)

    Bem, este post deu “pano para mangas” (como se costuma dizer)!

    Só queria dizer a estes novos ‘visitantes’ do blog... que CONCORDO COM VOÇÊS!!
    Concordo quando dizem que “a vantagem desta variedade de movimentos é que podemos sempre encontrar um lugar que se adeqúe mais à nossa personalidade para crescermos na fé” ... Concordo plenamente!

    E sabem... este é o Nosso blog, este é o Nosso grupo... o Grupo de Jovens Cristãos de S.J.M.... um grupo que apenas quer ‘guardar o que é BOM de guardar’... o que é Eterno!!
    ...um grupo que mediante as suas imperfeições, vai crescendo para tentar limá-las!!
    Um grupo que Acredita e Dá Graças à Vitória de Jesus!! Á Vitória do Amor!!
    Para que, ainda nos dias de hoje, o Amor continue a Vencer!!
    Porque Jesus ainda VIVE!!
    ...e só isso nos interessa!! Porque encontramos a nossa felicidade assim...
    Este é o Nosso grupo!! E por Acreditarmos e tentarmos Viver Nele e por Ele... continuaremos a crescer assim!!

    ...e a mim ORGULHA-ME imenso ler estes comentários, estes ‘rostos’ que são os Nossos e ver como vamos crescendo... como somos responsáveis!! :')

    Agora... assim como nós não vamos para o vosso ‘meio’, para o vosso grupo ‘impingir-vos’ nada, não vos dizemos em que devem acreditar ou não, não vos dizemos o que devem ou não fazerem... porque cada um é livre de escolher e optar...
    Deixamos-vos que apelem ao ‘bom senso’ e sigam o exemplo...

    Pois SOMOS NA MEDIDA DO QUE FAZEMOS!!
    ...e como dizia a Ana: “respeitemos isso, ok?”

    ...respeitemos o 'espaço' de cada um!!

    oohhh... não somos ingénuos... não... Somos apenas Nós!
    ...respeitemo-nos! ...respeitemos as ‘preferências musicais’ de cada um, as opções, as roupas que quiserem usar, etc... respeitemos!! Pois não somos ninguém para julgar ninguém... e não somos pessoas que se ‘ofendem’, assim tão facilmente!!
    Somos Nós!! E quem quiser ‘entrar’... é bem-vindo... é bem-vindo para Crescer connosco!! E Senão ‘gostar’ ...á outras opções!! Certo?!

    Uma coisa é certa... Deus é Amor!!


    Agora um ‘aparte’... no meio disto tudo, o que me entristece é ver realmente como “o mundo anda ao contrário”... num post deste, em que se fala do ‘demónio’, toda a gente comenta... de certeza que este post foi o mais lido e comentado!!
    Agora post’s sobre a Grandeza do Amor que É Deus... do que É Eterno... por onde andam as nossas partilhas, os nossos comentários!!?? ...??!! ...Só o Amor interessa... “tudo o resto é acessório”!!

     
  • At novembro 27, 2007, Blogger Inês*

    ola a todos...
    Confesso que pensei muito antes de comentar, até porque, podem achar que ando a ser muito influenciada pelo Ricardo, por ser namorada.
    Mas eu digo,lsso nao é verdade o Ricardo nao me enfluenciou no meu crescimento enquanto cristã. Eu fiz as minhas proprias escolhas, no entanto coincidiram com as dele. Eu conhecio no Jr como todos sabem, ai conheci um pouco de Deus e de Jesus. Fez-me crescer enquanto Cristã, mas posso dizer que não me tocou muito como me tocou o Renovamento Carismático do Porto, a Canção Nova e também o Renovamento Carismático de S.João da Madeira.
    Posso dizer que o Renovamento Carismático não me prende, pelo contrario liverta-me do mal que eu comento contra o outro. Nós não podemos ser livres se temos consiencia de que estamos a fazer mal ao outro, ou até que estamos zangados com os outros,nós temos que saber perdoar.
    Eu não queria muito dizer mal mas o que me chocou foi o comentário do Padre rui e também dos menbros do grupo, a frase que me chocou mais no padre Rui foi ´´na boa linha dos fanáticos da Canção Nova, deturpando-as totalmente por ignorância biblica!´´ e eu pergunto com e que a canção nova pode deturpar a biblia se é reconhecida pelos Papas João Paulo II e pelo Papa Bento XVI.??
    tambem uma coisita que me impresionou foi que este blog é do grupo e que este é o nosso rosto,mas até ai tudo bem, mas as pessoas não pudiam comentar o que pensavam, porque é contra o que o grupo pensa é muito fora, este é o site que pode ser visto por quem quiser, está na internet!!!
    Agradeço do fundo do meu coração à Ana e ao Henrique adorei o vosso comentario.
    Quero terminar com uma afirmação do Henrique..."Então se o mal não existe,o Demónio, porque é que Jesus morreu, e porque é que ele morreu com um coroa de Espinhos???"
    Beijinhos para todos
    Fiquem no amor *

     
  • At novembro 28, 2007, Blogger Joana Laranjeira

    ola pessoal, sei que tenho andado muitissimo ausente,mmas tou viva!

    eu ja li e reli vezes sem conta este debafo do Ricardo, os vossos comentario mas não quis comentar de cabeça quente.
    muitas vezes, mesmo antes de me cruzar com Ricardo no grupo de jovens, falava com o ele...via-o muito confuso e sempre em busca de uma resposta se não uma solução exacta para aquilo que o inquietava! Isto deixava-me preocupada, triste, pois via no rosto dele a confusão, mas com força de vontade para desistir de ouvir as musicas que referiu! tentava a ajuda-lo, dando-lhe conselhos,rezando por ele, e ele parecia cada vez mais confuso mas nunca desistindo de atingir uma meta que o levaria a desistir deste sistema.
    concordo plenamemente quando a inês diz:
    "Eu não queria muito dizer mal mas o que me chocou foi o comentário do Padre rui e também dos menbros do grupo, a frase que me chocou mais no padre Rui foi ´´na boa linha dos fanáticos da Canção Nova, deturpando-as totalmente por ignorância biblica!´´ e eu pergunto com e que a canção nova pode deturpar a biblia se é reconhecida pelos Papas João Paulo II e pelo Papa Bento XVI.??"
    a minha caminhada no RCC, tem-me feito crescer mais, fazendo-me ver Deus vai á nossa frente...a minha vida é dura, cheia de espinhos,mas ali que encontro a razão e força, para conseguir dizer que " NÃO DIGAS A DEUS QUE TENS UM GRANDE PROBLEMA, MAS AO PROBLEMA QUE TENS UM GRANDE DEUS!"
    somos livres de escolher a musica para ouvirmos, a roupa que vestimos, ver os programas que vemos na TV...eu percebi a sms do Ricardo, e tenham atenção àquilo que o Ricardo diz, os simbolos, mensagens ai expostas vão influênciar muito a vossa vida, pode não ser agora, mas mais tarde vão ver.
    gostei muito da sms da Ana e do Henrique...ta lá tudo, são livres, a escolha é vossa...

     
  • At novembro 29, 2007, Anonymous Anónimo

    antes de mais quero dizer que conheço o Ricardo antes de ter entrado no JR na cançao nova renovamente e td o resto... sou um velhote do tempo em k ele ainda andava na catequese...

    devo dizer que gostei e ate me senti aliviado quando Vi o comentari da Ana! verdade e que foi das poucas junto com o David que demonstrou boa vontade (mas tb dizem que de boa vontade esta o inferno cheio, adiante) neles vi bondade!

    devo dizer que gostei do comentario do Santiago porque de todos os que falaram foi dos poucos que me pareceu socorrer o DEUS AMOR que é meu e vosso mas foi dos poucos que o fez por Deus, ele e mais uma pessoa que nao refiro... um Homem assim é de Deus e sei como ele tentou, mas uma lufada de ar d 3 segundos nao faz frente ao mofo de uma caixa fechada diariamente!!

    devo dizer que foi importante para mimm a partilha do ricardo ascensao e do rui pedro... pessoas fecundas enquanto desabrocham!!!

    acho que é evidente quem defendeu ideias, quem defendeu pessoas, e quem defendeu a liberdade. ricardo sabes bem que eu nao concordo contigo na mesma linha do santiago, na mesma dimensao profunda que foi o que o rui pedro disse bem melhor do que eu posso dizer...

    mas como cristao fiquei a olhar para este grupo de individuos e pergunto de novo ate onde pode o coraçao humano chegar ate onde podemos pedir ao coraçao que AME

    E verdade eu tb n sou deste grupo mas vim, n por acaso isso é idiota dizer, vim por seres tu.

    s nao es perito de biblia nao a cites nao te continues a basear nos pressupostos de outros.

    a Ana o Henrique e a Ines foram muito atenciosos nao podem eles ser tentaçao? nao fiques contra eles nao e nada disso agora se querem estar a teu lado muito bem optimo se achas que te levam para a frente muito bem, mas nao com a condiçao de te cegarem primeiro...