segunda-feira, 10 de setembro de 2007
FÉRIAS GJ



Olá! Em tempo em que voltamos à actividade - e depois de um grande fim de semana conviva em fátima - , marcamos o início das actividades GJ-NET 07/08 por partilhar a nossa "escapadinha" de férias a Viana do Castelo!

Agora com uma grande tecnologia de inovação que são os posts interactivos: consistem em eu postar, e voces completarem com aquilo que eu não contei, boa?? :D eh eh


Dia incrível, saida as 7 de sjm e chegada as 20.45, passagem por Ovar, Porto, Nine, Viana do Castelo. Lá encontrámos um shopping que estava ligado à estação e atravessava a linha do comboio! Enquanto tomávamos o pequeno almoço decidíamos o nosso percurso exacto.. e eis a surpresa! Lembram-se do Ambiente e do Rápido, aqueles mini autocarros do ambiente que andavam cá em s. joão pelas linhazinhas azuis? pois eis que eles estavam lá deambulando as aterefadas ruas citadinas!



Depois do pequeno-almoço, iríamos então até ao monte de Santa Luzia: entrámos no elevador para nos levar lá a cima, e rezámos para não chocar contra o que vinha em sentido contrário! Lá em cima, esperava-nos uma senhora simpática a impingir-nos bordados, e depois, uma vista soberba sobre Viana, o Lima e o Atlântico ! Subimos ao Zimbório (a parte mesmo de cima do Mosteiro de Santa Luzia - que foi construida já não sei em que estilo, mas que peço que comentem:p) onde a Vista era...bem, vejam por voces próprios...! Claro que, antes disso, tivemos de subir por umas escadas em caracol onde mal cabia uma pessoa (Ah, grande roberto!) Era então hora de almoçar... voltámos a descer pelo elevadorzito e fomos para o shopping, onde a batata smile da Pizza Hut estava horrivel - ou assim ouvi dizer:P - e nas saladas do macdonalds vieram as embalagens dos molhos, que vieram a ser eleitas o nosso recuerdo da viagem.

Fomos então dar uma volta pela cidade (onde peço que relembrem do que me esquecer, pelas as docas e toda aquela zona, visitamos o navio gil eanes - sem pagar porque o homem dos bilhetes estava não sei onde...ok, eu só quieria ver a pousada da juventude, e fui entrando! -, fomos até uma igreja cujo nome não me lembro mas que sei que cheirava a mofo (ou seria bafio?) e tinha imensas pombas à porta! não obstante, era majestosa.. continuámos a visita, fomos a muralha da parte de viana que é o CASTELO, mas só havia uma petit muralha, que só por acaso era um centro de congressos, mas como dava para visitar e era à pala, a gente foi (à pala? ÓBVIO!!)! Assim só na loucura, andavamos nós a visitar aquilo e quase que ALGUÉM estragava um bonito barco de exposição, não é? :P

continuando, fomos no sentido contrario, por aquelas ruelas todas, ver o centro histórico.. vimos a Sé (era, não era?:s), e pronto, pesseamos por ali, umas igrejas, uns paços do concelho, e um belo café onde lanchamos...e depois, a volta para a estação...

E foi então que voltamos e pagámos menos pelos mesmos bilhetes ! grrr CP... :S

Peço a todos que partilhem as vossas imagens, e as passagens que não contei :P


[Ah, se clicarem na imagem ela fica, inexplicavelmente, maior...
diz que é uma espécie de apgreides para se ver melhor]

 
por David a 10.9.07 | Permalink |


1 Comments:


  • At setembro 13, 2007, Blogger verinha:)

    Bem... parece ter sido muito emocionante esse dia... um dia ENORME!! :)*****
    Tenho muita pena por não ter podido ir... não só pelo passeio em si, mas principalmente pelas partilhas e encontros, que um dia em comunhão assim, acarreta consigo!! :( ...certamente, mais dias assim virão!

    Agora, ajudando um pouco o David, em contextualização histórica... Se não me falha a memória... a Basílica, foi construída no início do séc.xx, cópia do Sacré Couer de Monmartre, Paris!! ...enfim é muito linda... e com uma extraordinária vista sobre o rio Lima, sobre a cidade e sobre o mar! Em dias limpos, duma pequena varanda, no topo da igreja... vê-se até Ponte Lima, Povoa do Varzim, até Santa Tecla... incrìvel não?!

    Agora, fiquei surpresa ao saber que o Roberto conseguiu passar pelo zimbório, no interior da basílica... ah Roberto, superaste a prova!! :)

    E já agora, gostaram da Citânia de Santa Luzia (a primitiva cidade de Viana!)?!! ...é memorável!!

    Bem, queria apenas dizer... que fiquei tiste... MUITO... MAS MUITO... TISTE... eu quia ir :(

    beijinho *****
    hakunamatata