terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Velho vs. Amadurecido
Bom dia! Como sabem sexta-feira há grupo. O que não sabem (e agora vou dar a novidade, porque acabei de a inventar!) é que dersta vez vamos ter um texto de pressã - preparação, quero dizer... para não irmos todos para lá a zero :P Texto para meditar, e podermos chegar a conclusões assim tipo pronto, juntos :)





Velho: que tem muita idade; idoso; antiquado; antigo; muito usado;

Velho(aos olhos do mundo):inválido, estorvo à sociedade, que viveu muito, teve a sua utilidade, foi muito bom porque nos educou (e nós gostamos muito de nós), mas olhado com desdém porque pode vir a precisar de alguma coisa ( e nós com certeza estaremos ocupados nesse preciso momento)

Velho(aos olhos do próprio velho): «sabem lá o que é estar só e abandonado num qualquer banco de jardim, numa mesa da sueca, ou num qualquer café a ler o jornal...»

Velho(aos olhos do maduro): «é quem se esqueceu do que é ser criança. [Olhem, já sabem aquela mesmo fixe do padre e do sacristão?]»


Velhice é, acima de tudo, um estado de espírito.
Velhice é quando desistimos de lutar. Quando dizemos "no meu tempo é que era bom", quando vaticinamos a perdição do mundo, agarrando-nos ao passado à espera que ele resolva alguma coisa, rezando frases feitas que nunca levam a lado nenhum se não arregaçarmos as mangas.

Velhice é deixarmos de acreditar em nós próprios !

Deixarmos as coisas andar...

"Claro que a quem está na flor da idade é fácil dizer estas coisas", podem dizer. Mas não deixam de ser verdade, e a desculpa do burro velho não aprender línguas já era!
É uma questão de se "estar disponível a". Estar disponível a deixar-se mudar. Estar disponível a acreditar que o mundo não acabou, e que continua, como sempre, sem aquela capacidade de se mudar sozinho! Há muitas coisas por explorar...!

Isto é ser Maduro.

hà muitas coisas que só podemos desfrutar quando somos novos, outras quando somos adultos... Mas há tantas que podemos sendo maduros...!

Mas há gente que se deixa derrotar pelo fatalismo...a sério! Aquilo que o mundo pensa de nós tem muito a ver com a maneira com que lidamos com as coisas!

Tantas vezes as pessoas de idade se deixam derrotar só porqie o mundo pensa de determinada maneira...

Um maduro não! !Qaundo se depara com esse assunto, concorda que andam por aí muitos velhos nas "estações de serviço da vida", parados no caminho, uns cegos, outrs paralíticos, que a certa altura se deixam derrotar por um mundo implacável, e nem se dá conta que no início, quem fez a pergunta estava a falar de um grupo que supostamente o incluiría !

É uma questão de atitude, percebes?
 
por David a 29.1.08 | Permalink |


1 Comments:


  • At fevereiro 17, 2008, Anonymous Anónimo

    Sim, percebo. Há muitas coisas por explorar e muitas Verdades por encontrar!
    "Tantas vezes as pessoas de idade se deixam derrotar só porqie o mundo pensa de determinada maneira..." -> Se fossem só os idosos... Se repararmos bem, quase todos nos deixamos "derrotar" nas situações diárias da nossa vida, só porque somos "obrigados" a nos sujeitar ao que nos dão e ao que nos ensinam, geração em geração! Aqueles que não o fazem, são os fora da Lei, os Revolucionários, são aqueles que chegam à cidade ("Jerusalém") e deparam-se com um estilo de vida mergulhado em pobreza espiritual, com o povo adormecido e a ser explorado e educado de uma forma dogmática e de dualidades de valores! São aqueles que ao olhar para esse Povo, dizem: "perdoai-lhes Meu Deus, eles não sabem o que fazem" E Sentindo a Verdade, Mudam o Mundo!

    Cumps,
    José

    P.S. Estou a gostar do blog :)