sexta-feira, 29 de junho de 2007
"Empurrão"

Sabes ontem o dia foi cheio... tanto de trabalho, como inquietações, como alegrias...
Começou logo de manhã... acordei a pensar na conversa que tinha tido na noite anterior com o bi, por causa da “tartuga” dele, a “srª Cochinha”!! Ela anda doente... e nessa noite debatemos os possíveis diagnósticos! Bem, a verdade é que acordei a pensar nisso... e com aquela sensação... “preciso fazer algo!!”.
Assim que cheguei ao trabalho, comecei logo a procurar nas páginas amarelas veterinários especialistas em tartarugas!! Sim, não foi nada fácil encontrar um por estas zonas... mas lá telefonei alguns que me indicaram outros... no fim do dia já tínhamos um “doutor geral” a quem podíamos levar a Cochinha para ser vista!
Mandei-lhe imediatamente mensagem... e ele disse logo, “Vamos lá hoje!”. Assim que saímos do trabalho, pegamos na Cochinha e fomos lá! Pelo caminho, o bi com as suas graçolas e com aquele ar de pai, ia dizendo “ao seu animal” (como ele lhe chama!)
-“Olha Cochinha... Carros!! Que mundo grande, não?!!” e a Cochinha assustada, só queria era fugir dali...
O bi dizia-me: -“Isto faz-lhe muito mal!”. Pensei naquilo por uns instantes, não percebia... até que lhe perguntei “Porquê?”. E ele disse-me... as tartarugas são animais pacíficos, rotineiros... não gostam de agitações e mudanças... provoca-lhes muito “stress”!! Eu sorri... e fui o resto do caminho até a av. Brasil (onde se situa o veterinário) a pensar, ao mesmo tempo que ia segurando a pequena bacia com água onde vinha a Cochinha, que nessa altura já vinha nas mãos do bi... ele tentava acalmá-la, afinal era uma viagem “stressante pró animal”... um mundo novo!!
Lá chegamos ao veterinário, o doutor já estava á espera de nós... assim que viu a Cochinha...
-“Uii que grande!” Sim, ela é grande... tem mais ou menos, dez anos... e é grande, não se consegue pegar nela com uma só mão!! Fomos para a sala de observações, o bi pousou-a na maca de metal... Lembro-me que quando entramos a primeira coisa que ele disse ao seu animal foi:
-“Vês Cochinha um veterinário... vês, cheira a hospital... e é... só que é para ti!!” Eu sorri e a assistente que nos atendeu também... Depois na sala, já na maca o bi, tentava explicar de novo ao doutor a vida actual da Cochinha, as mudanças que ele lhe tinha feito no seu habitat, etc...
A Cochinha recebeu um habitat novo á uns meses atrás... o antigo era um pequeno aquário (daqueles 50/60 cm), cheio de pedras, com passadeiras á volta e rampas de saída e entrada... antes a Cochinha passeava pela casa, ia á varanda apanhar sol, fazia a sua ginástica pela casa toda, esticava as suas patitas na luz artificial (que tanto custou montar ao bi)... enfim, ela tinha uma rotina!! Mas como está muito grande, precisava de uma casa maior... agora tem um aquário de um metro e meio... já não têm a sua luz, já não passeia pela casa quando quer e as poucas pedras que têm, não chegam para ela ficar fora da água!!
Bem, o bi contava tudo isto... o seu habitat, quando e como a tinha comprado, o que comia antes e agora... contou tudo!! Sabem aquele olhar de uma criança quando quer falar do seu animal de estimação... aqueles olhos arregalados e brilhantes!! Era assim que ele falava do “seu animal”... e durante todo o tempo ele ia acariciando-a e falando com ela, como se a Cochinha o ouvisse e o compreendesse, de modo a ficar mais calma!! Passados uns bons minutos, o doutor disse-lhe que deveria ser falta de cálcio, como tinha deixado de tomar os seus banhos de sol... estava com falta de vitamina D, precisava de tomar cálcio e minerais para fortalecer a sua carapaça!!
Ele ficou bem mais descansado... a respiração mudou, estava mais calmo, mais aliviado! Já lhe ia dizendo:
-“Vês Cochinha, já vais ficar melhor!” depois da consulta ainda estivemos lá um bom tempo a falar... e o bi, tal pai babado, ia contando as peripécias e acrobacias do “seu animal”! ...viemos embora, com a promessa no outro dia ir lá buscar os nutrientes para a Cochinha...
Já em casa, depois de tanta correria... e de tanto tema “tartuga”... fui alimentar a minha bubu (para quem não sabe, é a mascote do grupo...recebia nos meus anos, oferecida pelo grupo...e sim,. Também é uma tartuga!)
E enquanto lhe dava comida, pensava... como é estranho, que por vezes só de “empurrão” é que defendemos e lutamos por aquilo que mais prezamos... de quem mais gostamos!!
Já viram aquele anúncio, onde aparece uma equipa de râguebi ou alguém a dar um empurrão a um rapaz, etc...para novas oportunidades?! Já viram??! Pois... por vezes na nossa vida, funcionamos assim... ao “empurrão”!! Precisamos de alguém que nos diga... “vai lá!”, “avança!”... alguém que tome a iniciativa e nos empurre... porque, por nós acomodamo-nos ao nosso “habitat”, não stressante... e deixávamos ficar por isso... falta de autonomia??! Coragem??! ...não sei... Bem, fica a vontade de querer mudar... e a esperança de a Cochinha melhorar!!

Ps. Agora todos os dias, tentarei fazer um check-up á bubu... ver se tem viroses, ou falta de cálcio, se está deprimida, etc... para já não tem nada... ao que ela come... ui... ui.. no fim do mês eu é que fico deprimida!!J

Obrigada
 
por verinha:) a 29.6.07 | Permalink |


1 Comments:


  • At junho 29, 2007, Blogger Levi

    Um post que fala da minha tortuga...Se ela soubesse ler ficaria quase tão babada quanto eu. Pra ser muito sincero até chorei quando li este post. A cochinha é minha companheira de quarto há muitos anos e é como a minha criança, mas o descuido leva a estas coisas...mas elaa vai voltar a esticar a sua patorra ao sol e trincar a minha tia nas mãos. Eu sei que sim...e ela também.
    Obrigado pela partilha frôfita.

    P.S.
    A tortuga na foto é a cochinha